quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Myla Vitacchi uma poçoscaldense com garra e determinação


23/08/2011 09h00 - Atualizado em 23/08/2011 10h02

Vitória em cada passo: otimismo de uma corredora contagia a Meia do Rio

Myla Vitacchi

 sofre de uma doença rara, mas sua grande dedicação à corrida lhe dá forças para continuar sonhando com uma milagrosa recuperação

Por Luisa Prochnik Rio de Janeiro
Myla Vitacchi avista a linha de chegada da Meia Maratona do Rio. Tranquila e muito bem disposta, ela corre para completar mais uma prova e comemorar sua vitória contra um difícil adversário:
Meia do Rio: Myla 1 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Concentração: Myla se prepara para enfrentar os 21km da meia (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Ganhei dele, ganhei do cisto, com certeza. Porque se ele doesse durante a corrida, eu não conseguiria chegar. Mas hoje eu ganhei dele.
Myla se refere a uma doença muito rara, degenerativa, conhecida como cisto de Tarlov, que atinge os discos da coluna vertebral. Na época, Myla foi diagnosticada quando não conseguia mais andar. Foram nove meses com muitas dores e incertezas. A operação era arriscada, os remédios muito caros e a pressão arterial ficou muito alta.
A situação começou a mudar quando seu cardiologista a incentivou a caminhar para diminuir a pressão causada pelo cisto. As dores vinham sendo suas companheiras constantes, mas Myla seguiu em frente. Andava com dificuldade, depois foi melhorando, e a caminhada virou corrida.
- Tudo isso que está acontecendo tem me feito crescer e ver que tenho que voltar ao médico para retomar os exames. Sinto dores todos os dias, mas é algo suportável. Eu me acostumei a dor. E, também, elas diminuíram muito de intensidade. Antes, quando eu não fazia musculação doía muito mais. Hoje, com a musculação, faço treinos longos e volto quase sem dor. Eu sei que com o passar do tempo provavelmente ele vá piorar, mas estou lutando dia a dia para me manter ativa e controlar meu estado psicológico para não entrar em depressão com nada e, assim, não pressionar o cisto.
Meia do Rio: Myla 1 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Myla acena durante a corrida
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Em 2008, ela participou de sua primeira prova nas ruas e já tem planos para correr uma maratona, que, devido às dúvidas em relação ao desenvolvimento do cisto e, também, ao seu bom condicionamento físico, foram antecipados em um ano.
- Não sei por quanto tempo conseguirei correr. Posso correr hoje e amanhã não levantar mais da cama.
Ao conhecer Myla, a angústia da dúvida e as dores que a acompanham não parecem acometer essa lutadora. Simpática, sorridente e determinada, a mineira de Poços de Caldas esbanja otimismo. Ela sabe que exames futuros podem trazer boas notícias, mas acredita que a felicidade que a corrida lhe proporciona é um fator positivo na luta contra a doença.
- Quando vêm me perguntar conselhos, eu falo que primeiro é cuidar da cabeça. Se a cabeça não estiver boa, tudo é mais difícil – diz Myla, que faz questão de deixar claro que a corrida não é tratamento para o mal em si, mas acredita que isso a deixa feliz, o que seria arma poderosa contra o crescimento do cisto.
E é com essa vibração que Myla se preparou para os 21 quilômetros da Meia do Rio. Concentrada, mas bem humorada, ela definiu seu sentimento:
Meia do Rio: pelotão  (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)Myla na frente do pelotão do GLOBOESPORTE.COM
(Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
- Estou no clima, me sentindo como criança numa loja de doce.
Myla usa um relógio com GPS e cronômetro e vai sempre acompanhada de música.
- Faço uma lista para cada corrida, seleciono as músicas olhando a altimetria. Se for prova mais longa, vou colocando de músicas mais lentas até rápidas, encaixando com a corrida.
Durante a prova, a corredora disse que não pensou em desistir momento algum. Myla tem uma relação com a corrida que não é igual a dos amadores que buscam o alto desempenho, apesar de se dedicar diariamente. Ela até se preocupa com tempo e performance, mas não como objetivo principal. Só o ato de correr, para Myla, já é a maior felicidade, e é assim que ela segue em frente, quilômetro por quilômetro.
Lá estamos de novo na chegada da Meia Maratona, com a Myla comemorando sua vitória. Dessa vez, a mineira venceu. Venceu a dor, o cisto e completou a prova.
Meia do Rio: Myla 1 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Na hora da chegada, hora de abrir um grande sorriso (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- O cisto luta com a força dele, me causando dor, e eu com a minha, que é a corrida.
Medalha mais que merecida para essa guerreira.

Um comentário:

O Blog reserva o direito de não publicar comentários ofensivos de caráter pessoal, tampouco xingamentos.
A utilização desta ferramenta é exclusivamente de interesse público.